Buscar
  • Pousada Caminho do Rei

4 praias para conhecer na região de Imbituba – SC

O litoral Catarinense é um verdadeiro paraíso de belezas naturais, perfeito para quem está em busca de um destino praiano para passar as férias. A cidade de Imbituba – SC será nossa indicação de hoje! Conhecida como a capital nacional da baleia franca, é impossível ir para Imbituba e não se apaixonar, as baías são deslumbrantes.


A cidade possui muitos atrativos, dentre eles, diversas praias com características únicas e encantos próprios. Já temos um post (adicionar hiperlink) sobre algumas praias incríveis da região, incluindo a Praia do Rosa, que é o cartão postal da cidade. Continue lendo para descobrir outras praias para complementar o seu roteiro de viagem.

  • Praia da Vila;

  • Praia de Itapirubá;

  • Praia D’Água.

  • Praia da Ribanceira;


1. Praia da Vila

A Praia da Vila tem a característica de ser mais urbana e movimentada, conta com infraestrutura completa para receber os turistas. Várias opções de restaurantes podem ser encontradas tanto na orla da praia quanto em seu entorno, no centro de Imbituba. O acesso pode ser feito a pé ou de carro, inclusive possui estacionamento público bem próximo, o que aumenta a comodidade.


A paisagem é composta por uma larga faixa de areia clara, contrastando com a restinga verde e o azul do mar, o visual é realmente de tirar o fôlego. Para completar a vista, as ilhas Santana de Dentro e Santana de Fora dão um charme todo especial ao local, o posicionamento geográfico das ilhas permite a formação de ondas gigantes.


As ondas da Praia da Vila a tornaram mundialmente conhecida para os praticantes do surfe, pois elas são perfeitas para a modalidade e podem chegar a atingir cinco metros de altura. Por essa característica, o local foi uma das poucas praias da América Latina a sediar o Campeonato Mundial de Surfe (WCT), do qual foi palco por oito anos.


Para os amantes de aventura, sugerimos que façam a belíssima trilha que liga esta praia ao farol de Imbituba, o trajeto possui cerca de 2 km e circunda o morro em direção ao farol. Apesar da trilha não ser bem sinalizada, o percurso a ser seguido está demarcado no solo, o que facilita sua execução. É possível utilizar chinelos, mas tênis podem ser uma opção mais confortável, e por fim, não se esqueçam de levar uma câmera para registrar a vista incrível da Praia da Vila.


Vista da Praia da Vila.
Vista da Praia da Vila.

2. Praia de Itapirubá

Dividida em Itapirubá do Norte e do Sul, essa praia é afastada do centro de Imbituba e é perfeita para desfrutar de um dia inteiro com a família e amigos. As duas regiões são separadas por um costão, a porção Sul conta com uma larga faixa de areia clara ideal para caminhadas, enquanto a porção Norte é um pouco mais urbana e possui várias casas de temporada em seu entorno.


Sua localização permite acesso privilegiado à Ilha das Araras, que fica a 3 km de distância da costa. No centro da ilha existe um farol de 11 metros de altura que a sinaliza, mas é importante ressaltar que o acesso a ela não é fácil e não conta com nenhuma infraestrutura. A ilha encantará os amantes da natureza pois possui uma área selvagem e desabitada, ela é muito conhecida pela atividade pesqueira e pela prática de mergulho. Algumas empresas de turismo especializadas oferecem passeios e mergulhos na área.


A Praia de Itapirubá também chama atenção por suas dunas de areia e farta vegetação nativa, esse cenário é ideal para prática de esportes radicais como kitesurfe, windsurfe e sandboard. Lembrando que o local não possui infraestrutura como quiosques ou restaurantes, portanto, leve tudo que for precisar para passar o dia, e não se esqueça de recolher todo lixo que produzir, mantenha esse paraíso preservado.


3. Praia D’Água

Um paraíso selvagem e tranquilo escondido entre a Praia da Ribanceira e do Porto, a Praia D’água recebeu esse nome devido as correntes de água que passam nos morros ao seu entorno. O maior atrativo desse local é a fonte de água limpa e pura que desagua no mar, localizada no canto norte da praia.


A única maneira de acessar essa praia é através das trilhas que saem do canto norte da Praia do Porto ou da Praia da Ribanceira. A primeira trilha mencionada tem duração de 20 minutos de caminhada, o percurso é íngreme e repleto de rochas, apesar de não ser um trajeto fácil, a vista é recompensadora. Já a segunda trilha citada leva cerca de 40 minutos para ser concluída, e é tão linda quanto a primeira.


Como nas praias vizinhas, o surf também está muito presente na Praia D’água, muitos surfistas pegam ondas nessa área. Ressaltamos que essa é uma praia deserta e não possui nenhum tipo de infraestrutura para turistas, é importante manter a região limpa e preservada, guarde seu lixo para ser descartado em local adequado.

Paisagem da Praia D'água.
Paisagem da Praia D'água.

4. Praia da Ribanceira

A Praia da Ribanceira é situada entre a Praia de Ibiraquera e a Praia do Porto, é possível acessá-la de carro passando pelo centro da cidade ou pela estrada principal (BR-101). Além disso, também é possível chegar até lá caminhando através da trilha que a conecta a Praia D’água. Esse paraíso é pura calmaria e tranquilidade, sua característica mais marcante apresentar uma faixa de areia sempre úmida que é conectada por nascentes próximas.


Os surfistas são frequentadores assíduos dessa praia pois o mar dessa região apresenta características ideais para prática do esporte, principalmente nos dias de vento. A Praia da Ribanceira é um dos locais de destaque para observação das baleias Francas entre os meses de julho a novembro, época reprodutiva da espécie. Nesse período muitos turistas vão até lá com o objetivo de observá-las, uma vez que a incidência de aparição dos mamíferos nessa região é bem alta.


Se quiser se aventurar numa experiência diferente, na Praia da Ribanceira é possível alugar equipamentos para praticar sandboard e surfar nas dunas gigantes que compõe a área, algumas delas passam dos 20 metros de altura e proporcionam muita adrenalina. E para aqueles que possuem o perfil aventureiro, sugerimos seguir a trilha que começa no canto Sul, passa pela Praia dos Amores e leva até a Praia D’água. O percurso é feito seguindo o costão e o nível de dificuldade é intermediário devido as pedras no trajeto.


Pousada Caminho do Rei – Dica de Hospedagem

A melhor opção de hospedagem da região é a Pousada Caminho do Rei, localizada em na Praia do Rosa. A pousada dispõe de oito acomodações independentes distribuídas em um amplo terreno para proporcionar privacidade e sossego aos hóspedes, além de uma vista panorâmica deslumbrante para o mar a partir do terraço.


Visite o site da pousada, Clicando aqui e prepare-se para a viagem dos seus sonhos.


Piscina da Pousada Caminho do rei com belíssima vista para Praia do Rosa.
Piscina da Pousada Caminho do rei com belíssima vista para Praia do Rosa.

Contatos para informações e reservas:

+55 (48) 99841-7817

+55 (48) 3355-6062

caminhodorei@caminhodorei.com.br


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo