Buscar
  • cristianodreisp

Trilhas imperdíveis na Praia do Rosa

A Praia do Rosa é conhecida por suas belezas naturais estonteantes e, por esse motivo, explorar as trilhas da região é um dos atrativos favoritos dos turistas. Existem opções para todos os perfis de viajantes, desde trilhas mais fáceis, para quem almeja um passeio sem muito esforço físico, até outras mais radicais, para os mais aventureiros em busca de adrenalina. Neste post você vai conferir as três principais trilhas que não podem ficar fora do seu roteiro.


Lembrando que, para curtir essa aventura, alguns itens são de extrema importância para que você curta ao máximo essa experiência! Use roupas leves e confortáveis, abuse do protetor solar, leve água e pequenos lanches. Além disso, objetos como bonés, chapéus e óculos de sol podem ser bons aliados no percurso, e se você gosta de eternizar momentos, lembre-se da câmera ou celular, as fotos ficarão incríveis! Por último, pensando na preservação do meio ambiente, leve um saquinho para recolher o lixo que produzir, a natureza agradece.


Aviso incentivando a consciência ambiental na Praia do Rosa.
Aviso incentivando a consciência ambiental na Praia do Rosa.

1. Trilha Caminho do Rei

  • Itinerário: Saindo da rua Caminho do Rei e chegando na Praia do Luz;

  • Nível de Dificuldade: Médio;

  • Tempo Médio: 30 minutos.

A trilha inicia-se ao final da rua Caminho do Rei, existem placas sinalizando em que direção seguir. O percurso é lindo, muito bem demarcado, arborizado e cheio de sombra, sendo a opção perfeita para quem não curte ficar muito tempo exposto ao sol. A trilha possui um trecho de descida íngreme, o que aumenta a dificuldade do trajeto principalmente em dias chuvosos, o uso de tênis é indicado para maior segurança e conforto.


A maior parte do percurso é realizado pelo alto do morro propiciando uma vista espetacular da Baía. Durante o trajeto será possível visualizar a Praia do Luz e a Ilha do Batuta, aproveite para tirar fotos e registrar o momento.


Vista da Praia do Luz e da Ilha do Batuta.
Vista da Praia do Luz e da Ilha do Batuta.

A trilha é bem arborizada e agradável, o visual chegando na praia do Luz é espetacular: as árvores verdes formam um túnel natural que revelam ao final o mar azul com areia clara. De tirar o fôlego!


A Praia do Luz é deslumbrante, e por não possuir infraestrutura passa a impressão de ser uma praia deserta. Se os planos forem passar o dia todo nesta praia, lembre-se de levar água e tudo que irá precisar no passeio pois lá não haverá opções para comprar. No entanto, em 10 minutos de caminhada pela areia será possível chegar na Praia Ibiraquera, e lá possui estrutura e barracas disponíveis para atender os turistas.

Foto da Praia do Luz.
Foto da Praia do Luz.

Na ocasião que for realizar essa trilha, aproveite para passear pela rua Caminho do Rei, além de possuir diversos restaurantes é uma rua histórica e recebeu esse nome pois fez parte da rota de Dom João VI no período colonial. Uma ótima alternativa é ficar hospedado nesta rua, nossa sugestão é a Pousada Caminho do Rei, uma excelente opção de estadia na cidade. Clique aqui para conferir todas as comodidades e opções de reserva.

Piscina e vista da Pousada Caminho do Rei.
Piscina e vista da Pousada Caminho do Rei.

2. Trilha Praia vermelha

  • Itinerário: Saindo do canto norte da Praia do Rosa Norte e chegando na Praia Vermelha;

  • Nível de Dificuldade: Médio;

  • Tempo Médio: 45 minutos.

A trilha tem início no canto norte da Praia do Rosa, existem placas indicando por onde seguir, além disso, haverá uma passarela de madeira marcando o início do percurso. Essa trilha é muito bem sinalizada e possui estruturas que facilitam o acesso, como escadas nos trechos de subida íngremes. Apesar de ser possível estar de chinelos, utilizar um tênis pode ser a opção mais confortável, e não se esqueça do protetor solar, pois o caminho é prioritariamente em campo aberto, sob o sol.


Vista da Trilha para Praia Vermelha.
Vista da Trilha para Praia Vermelha.

Essa trilha é muito popular, portanto é provável que terão muitas pessoas durante o trajeto, se preferir um passeio mais tranquilo o ideal é ir logo no início da manhã. Ao longo do percurso existem muitas paisagens lindas como penhascos de pedras com vista para o mar, flores e vegetação nativa, esteja com a câmera preparada para registrar esse paraíso.


Pôr do sol visto da trilha que liga a Rosa Norte com a Praia Vermelha.
Pôr do sol visto da trilha que liga a Rosa Norte com a Praia Vermelha.

A Praia Vermelha é digna de um filme: paradisíaca e deserta! Tem aproximadamente 480 metros de extensão e é localizada em uma propriedade privada, por isso só é possível o acesso a ela através das trilhas, sendo impossível ir até lá de carro, o que a torna muito mais especial. Os surfistas são frequentadores assíduos dessa praia, provavelmente você encontrará alguns por lá. Lembre-se que na Praia Vermelha não há infraestrutura como barracas e lanchonetes, portanto é ideal que você leve tudo que for precisar para curtir o seu dia de praia. Tenha saquinhos sempre a mão e recolha todo o lixo que produzir, mantenha esse paraíso limpo e preservado.


Rancho de pescadores na Praia Vermelha.
Rancho de pescadores na Praia Vermelha.

Uma curiosidade sobre a Praia Vermelha: Ela recebeu esse nome em virtude das chuvas que traziam um barro avermelhado para a areia dando a impressão de que a praia era vermelha. Você já sabia disso? Nos conte nos comentários.


  • Dica extra:

Se o mar estiver calmo e a maré estiver baixa será possível se refrescar na piscina natural que se forma neste percurso. Para chegar até ela procure por uma bifurcação no início da trilha e siga o caminho que leva ao costão, apesar de não ser possível visualizar a piscina da trilha, provavelmente terão pessoas em sua direção. Chegando lá, você pode aproveitar para curtir as águas cristalinas antes de continuar o percurso até a Praia Vermelha.


3. Trilha do ouvidor

  • Itinerário: Saindo da Praia Vermelha e chegando na Praia do Ouvidor;

  • Nível de Dificuldade: Médio/Avançado;

  • Tempo Médio: 1 hora.

Essa trilha é uma continuação da que descrevemos anteriormente, saindo do Rosa Norte e indo até a Praia Vermelha, a partir desse ponto você pode estender a caminhada até a praia do Ouvidor, que é linda! Lembrando que, a Praia do Ouvidor já está situada na área de Garopaba e possui acesso de carro, caso não queira realizar a trilha.


Saindo da Praia Vermelha existem duas opções de caminhos até a Praia do Ouvidor, a primeira delas é seguindo pela areia e contornando as pedras do costão, mas se a maré estiver alta essa alternativa torna-se difícil. Nesse caso localize o rancho de pescadores e siga a estradinha na sua lateral, ambos os caminhos te levarão até a próxima praia. O trecho até a Praia do Ouvidor é um pouco desafiador, mas sem dúvidas vale a pena o esforço.


Para esta trilha a recomendação é que se utilize tênis, pois existem muitas pedras e as ladeiras são mais acentuadas. O percurso é bem sinalizado, possui lixeiras, estruturas que facilitam o acesso e é repleto de belezas naturais, incluindo piscinas naturais para você se refrescar.


Piscina Natural de águas cristalinas.
Piscina Natural de águas cristalinas.

A Praia do Ouvidor tem cerca de 750 metros de extensão, cercada por paredões de pedra e muita e vegetação nativa, é o lugar perfeito para descansar, longe do agito. Geralmente o mar é calmo e ótimo para nadar, na porção norte da praia possui um pequeno rio raso, perfeito principalmente para as crianças.

Foto da Praia do Ouvidor – Garopaba -SC.
Foto da Praia do Ouvidor – Garopaba -SC.

Caso você não tenha muita afinidade com trilhas e prefere uma alternativa mais cômoda, existe a possibilidade da contratação de um guia por meio de agências de turismo da região. Comente se curtiu conhecer essas três trilhas incríveis da Praia do Rosa, e qual delas irá incluir no seu roteiro.


Deseja se hospedar na Pousada Caminho do Rei? Entre em contato e prepare-se para a melhor viagem da sua vida!


Contatos para informações e reservas:

+55 (48) 99841-7817

+55 (48) 3355-6062

caminhodorei@caminhodorei.com.br


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo